Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CO2:nova receita com gelatina

Bom eu fiz uns testes e gostei!

Bom primera garrafa que eu fiz durou 69 dias!
receita
4 gelatinas (qual quer marca ou sabor ,eu preferi a de morango )
700 gramas açúcar
Bicarbonato 2 colheres de chá
Fermento biológico 1 colher e meia

Modo de preparo
Preparar a gelatina em 700 ml de água fervendo com 500 gramas de açúcar, 1 colher chá de bicarbonato( cuidado pois fermenta bastante )
Se não fermentar não vai dar certo,misturar bem colocar de preferência em garrafas 2,5 litros , adicionar mais 700 ml água fria ou gelada,
Sacudir na garrafa com tampa pois da uma espumada, colocar na geladeira
6 a 7 horas , (se deixar de um dia para outro deixar pegar temperatura
ambiente) as outras 200 gramas de açúcar misturar a ceco com fermento
biológico 1 colher meia de chá ,e bicarbonato uma colher de chá,depois de bem misturado adicionar 200ml água morna sem cloro.
e pronto .
Eu fiz 4 garrafas em datas diferentes


As garrafadas tem durado uns 70 dias em media!
Espero ter ajudado!
Abraços.

Filtro UV caseiro para lagos e aquarios!!!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Faça Você Mesmo. Difusor eficiente com 5 reais.

Materiais nescessarios pra montar o difusor:

1 Tesoura pequena;
1 Vela de filtro de barro;
1 Garrafa pet com tampa;
1 Cola tipo super bonde;r
1 Durepox;
1 Serrinha;
1 ventoza;
1 Pedaço de pvc 25mm.

Corte a garrafa na autura do gargalo deixando apenas uma pequena "aba"



Em seguida, pegue a tesoura e faça 1 furo na tampa para colagem da mangueira. faça um furo um pouco apertado para a mangueira entrar com um pouco de dificuldade, tente nao tirar a capa de plastico que tem no fundo da tampinha, ela é quem faz a vedação da tampa.
depois de furada e passada a mangueira é so vedar com super bonder

No proximo passo, pegue a vela de serre seu fundo. esse fundo da minha vela tem cerca de 1,3cm. eu cometi o erro de cerrar ele com 1cm +- acaou dando somente 1 pastilha, mas eu cortei ela no meio fazendo entao 2 pastilhas de +- 0,5cm (daria pra fazer umas 4 ou 5 se fosse serrado ja com 0,5cm de espessura da vela, entao ja evitem esse desperdicio porque da pra fazer com o resto da vela mas deve dar mais trabalho).

use a lixa para moldar a vela, de modo que fique redonda para que fique embutirda no gargalo, com a pequena "aba" cobrindo a pastilha


agora é so fazer o vedamento com Durepox apenas nas beiradas da pastilha deixando o centro da pastilha livre. tente fazer um pouco depressão para nao haver falha no vedamento do Durepox (cuidado!! ao fazer o vedamento seu dedo pode "melar a pastilha com uma fina camada de durepox. entao pegue um estilete, tesoura ou faca, e com a ponta de uma raspada na pastilha pra retirar essa "mancha" pois quando secar o durepox certamente vai vedar esses poros onde entrou em contato). obs: na primeira tentativa eu vedei com silicone, mas na hora do vamo ver, ele acabou deixando escapar bolhas grandes, se desse certo o difusor sairia por 2,50 reais porque eu ja tinha o silicone em casa. mas como nao deu, tive qe investir no durepox que funcionou perfeitamente.


agora eu fico aqui adimirando essas micro bolhas que ao meu ver, ta com desempenho igual aos famosos difusores de vidro que custao mais de 30 reais.

Preparando ventosa:

Bom, essa foto se auto explica

como eu nao encontrei ventosas que tem aquele circulo pra prender em volta dos objetos, eu encontrei na internet alguem que fez um modelo semelhante a este,que posteriormente eu acabei copiando.
tava dificil encontrar uma ventora de qualidade, mas acabei encontrando em uma vidraçaria (muito simples ela) entao foi so recortar um pedaço de pvc de 25mm com cerca de 2,5 cm fazer um corte perpendicular (é isso mesmo ? kkkk) fazer um furo apertado para prender a ventosa, mas ela nao tinha nem um furinho, entao tive qe fazer um furo com um arame e deixalo ali travando ela.
O resultado foi satisfatorio, prende muito bem e não solta, da pra ter seu visual trabalhado usando algum outro material ou pintando o pvc.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Desequilíbrio Biológico - Diagnóstico e Solução

Muitos aquários novos ou já com algum tempo de montagem, desequilibram biologicamente, isto pode ocorrer por várias razões, como excesso de alimentação e habitantes ou mortes, falta de oxigenação e manutenção inadequada.

Num aquário equilibrado, bactérias vivas convertem os dejetos orgânicos, detritos e outras substâncias, derivados do metabolismo orgânico, em amônia (NH3) ou em amônio (NH4) (dependendo do pH), depois em nitrito (NO2) e daí em nitrato (NO3). Amônia ou amônio e nitrito são altamente tóxicos para os peixes, podendo em altas concentrações matar os peixes por asfixia. O nitrato é tóxico quando acumulado por muito tempo (aquários sem trocas parciais de água).

Para manter baixos os níveis desses elementos tóxicos, precisamos ter um bom sistema de filtragem (mecânica, químico e biológico, nessa ordem), fazer trocas parciais periódicas (entre 15 e 30 dias, dependendo do aquário), limpar ou trocar os elementos filtrantes regularmente e testar os parâmetros da água periodicamente (pH, amônia e nitrito).

Para aqueles que não estão podendo fazer a manutenção adequada podem usar o Tetra EasyBalance, pois quando utilizado semanalmente os fosfatos e nitratos acumulados pelo próprio aquário ficam neutralizados, além de estabilizar o pH. Outro produto que pode ser utilizado para diminuir o dejeto orgânico num aquário é o Sera TurboClear e/ou o Seachem Purigen.

No caso de ocorrer algum desequilíbrio ou até mesmo se algum peixe adoecer, não utilize nenhum tipo de medicamento, sem antes verificar os parâmetros de temperatura, pH, NH3/NH4 e NO2. Se for necessário para corrigir o pH utilize um corretivo de pH (acidificante ou alcalinizante) e então um tamponador.

Uma água com turbidez esbranquiçada é sinal que provavelmente existe amônia na água do aquário e se tiver muitas bolhas na superfície pode ser nitrito, porém o correto e mais preciso é fazer os testes dos respectivos parâmetros.

Para diminuir os níveis de amônia e nitrito, você precisa fazer uma troca parcial de ao menos 30% do volume do aquário com o uso de um sifão (sempre com a temperatura e o pH parecidos com a do aquário e utilizando um condicionante de água como o Tetra AquaSafe para neutralizar cloro e metais pesados, além de proteger a mucosa dos peixes), adicionar um neutralizador de amônia como o Sera Toxivec ou o Tetra AmmoniaDetox, depois bactéria viva como o Seachem Stability ou Sera Nitrivec e ainda para prevenir aumento de amônia novamente uma resina removedora de amônia chamada Ammo-Chips. Utilizando esse procedimento ajudará a estabilizar o aquário novamente.

Novos testes e trocas parciais podem ser feitos, se necessário, num período de 3 (três) a 7 (sete) dias.

Qualquer dúvida entre em contato conosco.

Notícia: Encontro Aquapaisagismo (Rony Suzuky)

Video mostra matéria relacioanada aos amantes do aquapaisagismo. Encontro que ocorreu na cidade de Bauru organizado por Takeo Swabuku com a presença de Rony Suzuky e André Langarço.