Páginas

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

“Azul de Metileno + Sal Grosso” Certo ou Errado?


Olá pessoal beleza? Antes de mais nada peço desculpas pela ausência, mas pra variar o tempo está curto, muito curto. Hoje vou falar de um assunto meio polêmico entre os aquaristas e não são “mamilos”, é um outro assunto polêmico: a utilização de “Sal e Azul de Metileno” em aquários.

Desde o inicio do meu hobby tenho ouvido e lido muito a respeito dessa mistura, o fato é que a maioria fala mau e uma pequena parcela (geralmente de aquaristas mais antigos) fala bem.

Tudo começou assim, um dia em uma loja de aquarismo e depois de uma proliferação de Ictío ter devastado o meu aquário, encontrei um primo meu (aquarista da velha guarda) e contei o que havia acontecido, ele me disse sem rodeios, que se tivesse jogado “Sal e Azul de Metileno” no aquário o problema teria sido resolvido. Na hora olhei para ele com um olhar de reprovação e pensei: esse cara tá de brincadeira com a minha cara jogar sal em um aquário que nem é de água salgada? Nem vou dar ouvidos. Poxa se os peixes são tão sensíveis a alterações de PH, temperatura e outras diversas coisas, imagina só o que poderia acontecer se eu jogar o tal do azul de metileno e sal no aquário, com certeza os peixes vão morrer na hora. Foi ai que tive um problema com um dos meus Discos, tentei de tudo e nada resolvia o peixe estava abatido e não se alimentava, quando bate o desespero e você já recorreu a todos os métodos possíveis e seu peixe não reage todas as possibilidades passam a ser consideradas inclusive a ideia absurda do meu primo “Sal e Azul de Metileno”, mas o receio de prejudicar os peixes era maior eu acabei desistindo da ideia, vou explicar o que aconteceu com detalhes para vocês.

Como vocês já sabem eu tenho alguns “Acará-Disco” no meu aquário, que são peixes mais sensíveis, exigentes e mais caros que os comuns (não que por isso eles não sejam comuns). No meu aquário tenho um Disco Pingeon que chegou há mais ou menos três meses, com 5 centímetros e um apetite voraz, mas na semana passada ele parou de comer, encostou em um canto do aquário e não reagia de jeito nenhum. Eu que não sou nem um pouco ansioso – só que ao contrário - fiquei desesperado e sem saber o que fazer, nunca havia visto um peixe com esses sintomas antes, sem contar que apenas ele apresentava esses sintomas, fui a internet pesquisei, procurei e nada, as informações eram muito genéricas, parasitas, fungo, doenças, etc…

Como conheço algumas pessoas que criam discos, fui pedir ajuda, foi ai que o tal do “Sal e do Azul de Metileno” voltaram a minha vida – e graças a Deus que isso acontece. Como ele já estava quase morrendo mesmo e eu não tinha nenhuma outra alternativa e decidi tentar utilizar a mistura de sal e azul de metileno pra ver no que ia dar e fui tentar salvar o meu amiguinho que já estava há 3 dias sem comer e muito fraco, fiz o seguinte:

-Peguei um recipiente plástico, com mais ou menos 2 litros de água. Retirei a mesma quantidade de água do aquário e logo depois depositei o peixe neste recipiente;

-Joguei  5 pedras de Sal Grosso – nada mais que isso –  na água já com o peixe dentro e algumas gotas de Azul de Metileno com mais duas gotas de Aquasafe;

-Deixei o peixe dentro desta água por mais ou menos 30 minutos, depois o coloquei no aquário novamente já que não tenho por enquanto um aquário hospital, joguei a água do recipiente fora e repus com água nova e trata a quantidade que retirei do aquário;

Bom pessoal não sei se realmente foi isso que salvou o peixe, ou um milagre mas quando ele saiu da rede e conseguiu nadar, a primeira coisa que ele fez foi procurar comida, eu tinha acabado de dar Artemias para os outros peixes e ele se esbaldou de tanto que comeu, creio eu, que realmente ele deveria estar com algum tipo de parasita que foi exterminado pela mistura acima citada.

O que aprendi com tudo isso é que, nenhuma experiência pode ser considerada ultrapassada ou inútil e que no nosso hobby estamos em um processo ininterrupto de aprendizagem.

Só mais um a coisa muito importante, o sal grosso não deve ser usado se no seu aquário você tiver peixes de couro como cascudos, corydoras, pintados, etc… pois é prejudicial a pele destes peixes, eu também desaconselho que essa mistura seja feita no aquário, visto que se uma pessoa em uma casa estiver doente você não dará remédio a todos os moradores isso deve ser feito só em caso de algumas doenças em especifico, é isso ai, espero que tenham gostado do post e se puderem deixem registrado nos comentários as experiências que vocês já tiveram com essa mistura!

Um comentário: