Existem dois parâmetros importantes para serem medidos para verificação da quantidade de sais minerais na água do aquário: o KH e o GH. Clique nos links para ver mais detalhes dos testes.
O KH ou Dureza de Carbonatos (também relacionada a alcalinidade ou simplesmente Alk) traduz a quantidade de sais de carbonatos e bicarbonatos encontrados na água testada. Esse parâmetro tem relação direta com a estabilidade do pH, cálcio (em aquários marinhos) e com a quantidade de dióxido de carbono - CO2 encontrada na água (confira uma tabela dessa relação com o gás carbônico à seguir). A manutenção deve ser feita com testes periódicos, trocas parciais frequentes e corrigir se necessário com um tamponador, existem tamponadores para pH como o Mydor Target 6,5; 7,0; 7,5 e 8,2 (mais para aquários de peixes), em aquários plantados podem ser utilizados o Seachem Acid Buffer e o Alkaline Buffer, e em aquários marinhos Seachem Reef Buffer e Reef Builder.
Fonte: Kaspar Horst.
O GH ou Dureza Geral (ou ainda Dureza Total) traduz a quantidade de todos os sais minerais encontrados na água testada, mas principalmente Cálcio e Magnésio. Esse parâmetro tem relação direto com a saúde, vitalidade e coloração dos peixes. Em aquários marinhos não há necessidade de testar esse parâmetro, devido ao alto teor de sais minerais naturalmente encontrados na água salgada. Mas nos aquários de água doce, de pH mais alcalino, principalmente, é importante fazer testes periódicos, trocas parciais frequentes e corrigir se necessário com um repositor de sais minerais (Tropic Marin Pro-Cichlid Mineral 250g, Tropic Marin Pro-Discus Mineral 250g, Sera Mineral Salt ou o Seachem Equilibrium).
Por isso esses parâmetros são tão importantes, faça testes regulares.
Qualquer dúvida entre em contato conosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário