Páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

::: Iwagumi - Conceito - Parte 1 :::

Olá.

Todos estão ficando acostumados ao ver montagens de aquários, principalmente vindo do Japão e da China em geral, com belas formações de pedras e poucas variedades de plantas compondo o layout do aquário como mostra essa bela imagem:


Esse estilo de layout do aquário se chama "Iwagumi". A questão é que o iwagumi não é uma técnica nova de se compor o layout de um aquário. O Iwagumi ja é uma técnica bem antiga, mas que é usada em vários jardins japoneses, que vem de tempos antigos (em torno do ano 800 a 1200 na Era Kamakura) em que tudo que é usado na montagem do jardim tem um significado. As plantas que formam moitas, as pedras, as árvores, tudo tem seu próprio significado que, juntando no jardim, tem como resultado uma obra de arte com um contexto profundo e que pode levar anos para chegar ao seu ápice. Muitos jardins são projetados até conforme as estações do ano, com plantas e árvores específicas. O que não ocorre muito comumente nos aquários, onde montamos um hardscape (montagem do substrato + pedras) e depois estudamos os melhores lugares para as plantas.

Uma outra definição para Iwagumi seria:
(do original Sanzon iwagumi)

Sanzon - 3 Buddhas
iwagumi - Formação rochosa

Este seria o conceito básico.

Mais detalhadamente:
Sanzon iwagumi é um conceito de um jardim japones. O que é preciso são 3 rochas. Uma sendo a maior de todas, uma média e uma menor de todas. Você necessita posicionar sua maior rocha de certa maneira utilizando-se a regra de ouro da fotografia e as duas outras rochas menores posicionadas aos lados da maior. A idéia é uma derivação do mito japones de 2 buddhas aprendizes fazendo homenagens ao Grande Buddha.

Mas o foco principal do iwagumi em aquários são as pedras, tendo formas e cores bem estudadas e escolhidas por causa que as formações feitas com as mesmas tem vários significados como listarei na continuação deste artigo amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário