Páginas

sábado, 6 de outubro de 2012

NATURE AQUARIUM - O que é? Design e Dicas.

“Nature Aquarium” – Aprendendo diretamente com a Natureza

Um aquário onde são utilizadas plantas aquáticas em sua criação, para ter um belo resultado final, é popularmente conhecido como “aquário com plantas” ou “aquário plantado”. Contudo existem algumas diferenças entre um “aquário plantado” e um “Nature Aquarium”, principalmente em termos de concepção e certas técnicas utilizadas para com o aquário.

Um dos conceitos básicos do “Nature Aquarium” é “aprendendo com a Natureza”. Para isto existem dois significados. Um deles é aprender com a natureza e toda sua beleza e saber incorporar essa beleza dentro de um aquário. Existe um número incontável de belas paisagens na Natureza e nos baseando nessas paisagens, podemos montar vários tipos de layouts de aquário utilizando-se de pedras e troncos, e ao final utilizamos variadas plantas para obtermos aquela sensação natural de calma e paz. Como a Natureza muda com as estações do ano, o layout do aquário também muda com o tempo e o crescimento das plantas e quanto mais tempo se passa, o layout torna-se mais bonito e natural com o desenvolvimento das plantas e do ecossistema.

O conceito de Ecossistema

Outra coisa muito importante que foi aprendida com a Natureza e foi incorporada no estilo “Nature Aquarium” e o conceito de “ecossistema”. O ecossistema compreende todas as interrelações das plantas, animais e do ambiente em geral que existe na Natureza. A energia flui e os materiais trabalham pelo sistema. Todos os seres vivos são classificados como produtores, consumidores e decompositores dentro do conceito de Ecossistema. Esses elementos correspondem as plantas aquáticas, peixes e os vários microorganismos no “Nature Aquarium”. Os produtores são as plantas que efetuam a fotossíntese. As plantas aquáticas crescem utilizando-se da fotossíntese e liberam oxigênio na água. Os peixes e outros microorganismos utilizam este oxigênio para a respiração. Os consumidores geralmente são animais que se alimentam de plantas e de outros animais. Mesmo os peixes fazendo parte desta classe, você não deve deixar de alimentar os seus peixes corretamente. Os Decompositores são em geral os microorganismos como os fungos e bactérias e existem vários deles em um aquário. Eles mantém a boa qualidade da água do aquário decompondo os excrementos dos peixes produzindo assim vários nutrientes para as plantas aquáticas. O ambiente geral do “Nature Aquarium” se estabiliza corretamente quando as plantas aquáticas, os peixes e os microorganismos decompositores existem e uma quantidade equilibrada proporcionalmente.

Manutenção do “Nature Aquarium”

A escala do ambiente de um ecossistema natural é enorme e os tipos e a quantidade de organismos vivos é vasta, em contraste, desde que o “Nature Aquarium” é criado dentro de um espaço limitado, existe um limite para os tipos e o número de plantas aquáticas e peixes que podem ser utilizados. Portanto, o tipo das plantas, a área onde vão ficar plantadas, o tipo e o número de peixes são elementos importantes para manter saudável um “Nature Aquarium”. Um sério problema que pode ocorrer, com o desequilíbrio do sistema, é o aparecimento de algas. As algas podem cobrir toda a parte interna de um aquário, as pedras, plantas, troncos e tudo mais. Se um aquário tiver um surto de algas, ele poderá ficar completamente coberto por elas e com isso, além de não ser agradável de se ver, as algas podem interferir diretamente no crescimento das plantas do aquário. No estilo “Nature Aquarium”, o aquário é plantado densamente em certas áreas, com isso as plantas consomem rapidamente o excesso de nutrientes na água e o número de peixes é limitado a um número adequado para o tamanho do aquário e com o volume de plantas no layout, com isso evitando o problema de algas. Em adição, certos animais que se alimentam de algas como o camarão Yamato Numa Ebi e o Comedor de Algas Siamês podem ser colocados no aquário para ajudar na manutenção contra algum surto de algas. Está é uma sábia ação que aprendemos com a Natureza para ajudar a manter o “Nature Aquarium”.


Explicação da Figura

O conceito de ecossistema é totalmente incorporado ao estilo “Nature Aquarium”. O excremento dos peixes e dos camarões é decomposto por microorganismos e são absorvidos pelas plantas aquáticas na forma de nutrientes. As plantas, sob iluminação adequada, absorvem o CO2 que os peixes e os microorganismos liberam e soltam oxigênio no água através da fotossíntese. Peixes e microorganismos podem viver saudavelmente com oxigênio em abundância na água. No estilo “Nature Aquarium”, uma relação simbiótica existe entre as plantas aquáticas, os peixes e os outros microorganismos do aquário.

A Concepção de um Layout

A primeira tarefa a se pensar para a montagem de um “Nature Aquarium” é sobre a concepção de seu layout. Mesmo parecendo ser uma coisa óbvia, o tipo de montagem do substrato e também a iluminação a ser utilizada pode variar conforme o tipo de layout a ser montado, e sua criação deve ser feita no momento inicial quando se pensa em montar o aquário. Por exemplo, você tem que decidir se vai utilizar troncos ou pedras em um layout, ou se vai ser um layout mais aberto, apenas com poucos troncos protuberantes saindo por meio das plantas. Para um aquário sem tampa, a luminária ideal a ser utilizada seria um modelo suspenso em metal. A escolha dos materiais para a montagem do substrato depende muito dos tipo e da quantidade de plantas a serem utilizadas no aquário e também influência se a pessoa for utilizar uma área aberta somente com areia. É recomendado que se faça um amplo estudo de suas montagens anteriores e também das montagens que existem em livros e em internet como referência se for a sua primeira tentativa de se montar um “Nature Aquarium” pela primeira vez.

A Seleção do Aquário

A seleção de um aquário bem montado é essencial para um “Nature Aquarium”. Um aquário pode vir em vários tamanhos, formas e designs. Os principais materiais de aquários são o vidro e o acrílico. Um aquário montado com vidro de boa qualidade, com uma excelente transparência e brilho de seu material é o ideal a ser utilizado para a montagem de um “Nature Aquarium”. Mesmo os aquário de acrílico tendo uma boa flexibilidade ao que se fala em termos de variedade de tamanhos, eles podem arranhar facilmente e os mesmos perdem a transparência com o passar do tempo. Um aquário com design simples, sem bordas nem cantoneiras, mas bem montado, é o ideal a ser utilizado para este tipo de aquário, ficando em destaque apenas a montagem e seu sentimento natural. Em adição, o cumprimento e a largura do aquário podem influenciar diretamente na composição do layout. Resumidamente, é fácil de se montar um layout para um aquário de 60 cm ou de 90 cm, estes tamanhos são fáceis de serem encontrados para venda e suas proporções são excelentes para a montagem de um bom layout. Aquários de 120 cm e 180 cm são excelentes para grandes iwagumis por causa de seu grande espaço panorâmico. Em contraste um aquário alto é recomendado para um layout bem trabalhado com vários troncos formando um belo arranjo tridimensional.

O lugar ideal para um aquário

Qualquer aquário pode rachar ou quebrar se não for instalado corretamente. Uma superfície robusta e plana, livre de qualquer irregularidade ou imperfeição é o ideal para se instalar um aquário com segurança. O aquário como também seu móvel devem ser instalados em um superfície plana e segura. Deve ser utilizado um medido de nível para se ter certeza de que o aquário está perfeitamente reto. De preferência utilize uma pequena placa de isopor ou então EVA para colocar por entre o aquário e o móvel, como sendo materiais macios, eles ajudam no assentamento seguro do aquário em seu móvel e compensam qualquer deformação que possa ocorrer. Mesmo se um aquário for pequeno, ele não deve ser colocado em um móvel de metal ou qualquer móvel que não seja de qualidade. Como este tipo de móvel não foi projetado para acomodar um aquário, ele não pode suportar todo seu peso e com isso pode acontecer um sério acidente. Não se esqueça que um aquário pode possui desde algumas dezenas de quilos até algumas centenas de água e outras coisas dentro dele.


Fonte: ADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário